Fashion Brazil

Welcome to Brazil! Ara and Bia!





segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

What' s Phishing? ( Você sabe o que é Phishing)?

Phishing é uma forma de fraude eletrônica.
Suas características estão embasadas na tentativa de adquirir infomações pessoais, como fotos, músicas, dados pessoais como documentos e dados bancários e informações sobre números de cartões de crédito e senhas de contas bancárias.

Pode ocorrer em emails, sms, mensagens instantâneas.

Deve-se ter os seguintes cuidados:

Ao ler um email, verificar o remetente do email, verificar a descrição que vem logo após  o @, por exemplo um banco por exemplo o Santander , a página é www. santander.com.br então o email será por exemplo: ouvidoria@ santander.com.br .

Tomar cuidado com emails que dizem você acaba de ganhar algum produto grátis.
E jamais um banco faz ameaças do tipo , vamos cancelar nosso relacionamento comercial , porque o banco tem interesse em manter seus clientes, mas não sob ameaça. Oferecendo boas taxas, bons rendimentos. Então deve-se evitar passar números de RG e CPF  por email. Evitar fazer transações bancárias por email. Tomar cuidado com cartões de crédito e tranferências eletrônicas pela internet como: TEDs e DOCs.
Não fazer Dowloads de arquivos não solicitados.
Ter um anti-vírus, como o Norton,  atualizado no computador.
Manter o Windows sempre atualizado.
Ter Firrewall habilitado.
Tomar cuidado e não clicar em links que solicitam: Nome completo ( Full Name), Endereço Completo ( Full Adress), Número da conta bancária, número de cartão de crédito.

Existem inúmeras fraudes identificadas:

Com empresas como Itaú, Santander, Tam Fidelidade.
Para saber mais, entre no site: www.rnp.br

Existem também situações em que pessoas estão sendo processadas e alguns advogados também enviam páginas criptografadas para descobrir onde a pessoa tem conta bancária, para fazer o bloqueio judicial da conta, através do Bacen Jud.
Enviam emails para a pessoa assinar revista e no final das contas é uma página falsa. 


Todo cuidado é pouco é sempre bom ter um email com um provedor pago e não gratuito.
Se o crime eletrônico for descoberto e você tiver como provar quem foi que enviou pode processar a pessoa e pedir uma indenização por danos morais de acordo com a extensão do dano.